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Cooperativa de Cruz Alta vai investir R$ 500 milhões em ampliação de terminal

Deni Zolin

Foto: Temasa/CCGL
Terminal de grãos da CCGL no Porto de Rio Grande, que deverá ser ampliado

Enquanto alguns setores ainda estão muito focados nas dificuldades atuais da economia, outros conseguem enxergar longe e fazer planos a médio e curto prazo, pois sabem que, em suas áreas, a tendência é de melhora. A cooperativa CCGL, de Cruz Alta, que tem como associadas quase todas as cooperativas do Estado e aqui da região, anunciou um investimento de R$ 500 milhões para aumentar seu terminal portuário de grãos, a Termasa, em Rio Grande. A obra deve ficar pronta em três anos. Com essa ampliação, a capacidade de escoamento de grãos da CCGL será quadruplicada. Atualmente, o fluxo de expedição é de 1,5 mil toneladas por hora e aumentará para 6 mil toneladas por hora. Enquanto isso, a capacidade de armazenagem passará de 278 mil toneladas para 778 mil toneladas. São números estratosféricos.

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A CCGL tem dois terminais em Rio Grande, Termasa e Tergrasa, que são responsáveis por cerca de 14% das exportações da soja brasileira e 52% do movimento dos grãos do Rio Grande do Sul.

Terminal de cargas em Cruz Alta e reativação do ramal de São Luiz 

Há alguma esperança de retomada e ampliação do transporte por ferrovias na região e no Estado. A empresa Rumo, que assumiu a antiga ALL, teria planos de reativar os ramais ferroviários de São Luiz Gonzaga e Uruguaiana e de construir um grande terminal de cargas em Cruz Alta, junto à cooperativa CCGL, para aumentar o transporte de grãos para Rio Grande. Ainda segundo o Jornal do Comércio, a informação foi dada por um diretor da Rumo, durante evento em Gramado.

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Não ficou claro se o ramal que a Rumo pretende reativar é o que passa por Santiago e Bossoroca em direção a São Luiz Gonzaga ou se é outro que vai por Ijuí e Santo Ângelo. Tomara que não seja só uma promessa, já que a Rumo teria alegado que dependerá da renovação do contrato de concessão para fazer os investimentos.

ALÉM DISSO.....
... Quando esses terminais ferroviários e ampliação do terminal de grãos da Termasa em Rio Grande sair do papel, o Estado terá um grande avanço logístico, e poderá aumentar bastante o transporte de grãos por trens que passam por Santa Maria e região. Além de reduzir custos de frete, evita o aumento do número de carretas nas estradas - ou pode até reduzir a quantidade delas.

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